As tags heading h1, h2, h3, h4, h5 e h6 quando bem aplicadas em uma página, pode deixar o SEO do seu site muito forte, pois os mecanismos de busca priorizam muito essas tags quando verificam o seu site, consequentemente, o mal uso delas pode prejudicar bastante sua posição nos buscadores.

Experiência de navegação e leitura usando a tag Headings

O Google privilegia cada vez mais a experiência de navegação do usuário, porque isso é garantia de que a pessoa vai continuar usando o Google e possivelmente vai usar cada vez mais produtos da empresa.

Um dos elementos básicos da experiência de navegação é a organização da página do site. Uma página bem organizada, dividida em partes usando título e subtítulo torna a leitura mais agradável para qualquer pessoa que vai acessá-la.

Ao organizar bem o conteúdo de uma página, você estará já concluindo uma parte importante do trabalho de SEO.

Destacando o que importa na página

Toda página tem um objetivo, como divulgar um conteúdo, obter dados cadastrais, vender um produto, etc. É fundamental então destacar o que há de mais importante nas páginas, que pode ser resumido em palavras-chave e utilizá-las de modo natural na página, sem ficar repetindo a mesma palavra-chave várias vezes, o que seria prática não recomendada de keyword stuffing.

Você pode fazer as seguintes perguntas:

  1. Qual é a ideia principal dessa página?
  2. Quais elementos forma essa ideia principal?
  3. Esses elementos podem ser divididos em outros elementos para facilitar o entendimento das pessoas?
  4. Em qual ordem vou apresentar esses elementos para o meu visitante?

 

Usando H1, H2, H3, H4, H5 e H6 corretamente em SEO

Ao responder as quatro perguntas anteriores corretamente você obtém um texto organizado e os itens que serão utilizados no cabeçalho/título do conteúdo e nas partes da página. Então você usa

  1. H1 com a palavra-chave da ideia principal (o H1 deve aparecer somente uma vez na página)
  2. H2 com as palavras-chave dos elementos da ideia principal
  3. H3 para dividir os elementos ainda mais e facilitado o entendimento e visualização das pessoas e dos robôs.
  4. Cria uma estrutura da informação coerente

 

Vamos a um exemplo de página otimizada de venda de iPhone 7:

<h1>iPhone 7 32GB Preto Matte Desbloqueado</h1>

<h2>Vantagens iPhone 7 sobre outros celulares e smartphones</h2>
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<h3>Aplicativos para iPhone 7</h3>
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<h3>Câmera de 5MP</h3>
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<h2>As novidades do sistema operacional iOS 10</h2>
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A tag heading é divida em H1, H2, H3, H4, H5, H6, sendo H1 o mais importante e H6 menos importante, porém mais relevante que um simples parágrafo do texto.

Esclarecendo dúvidas sobre h1, h2 e heading

O uso de H1 na imagem do logo e outra imagem não acrescenta valor para SEO, uma vez que H1 se refere a texto. Para imagem tem as tags <title> e <alt> que não são utilizadas corretamente por muitas pessoas. Leia o post de Otimização de Imagens.

A ordem de H1 até H6 não pode ser misturada é o que algumas pessoas falam, porém desde que haja uma coerência interna isso não vai atrapalhar a semântica web da página. É necessário a página só tenha um H1, mas os outros podem ser repetidos, mas desde que não pule de H2 para H6 e volta H4, criando algo confuso.

Você pode utilizar H2 ou H3 para elementos fixos da sua página como menu ou o footer, desde que esteja coerente com as palavras próximas.

Em resumo com a boa organização da sua página os leitores e os robôs interpretam mais facilmente as informações mais importantes da página, o que contribui muito para alcançar as primeiras posições nos buscadores.

Até a próxima!