Saiba oque é o SEO e qual a importância dele para a sua empresa
Conheça as técnicas de otimização de sites e o impacto delas no seu negócio virtual.
Se você trabalha há algum tempo com internet, já deve ter ao menos ouvido falar do termo SEO. Para quem utiliza web como fonte de renda ou ferramenta principal de trabalho através de um site ou loja, o SEO é muito importante.
Mas para começar do início, a definição: SEO ou Search Engine Optmization, conhecido em português como otimização de sites, é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas corretamente, proporcionam uma boa classificação nos mecanismos de busca.
E como a posição no ranking de resultados do Google é importante para todo e qualquer empreendimento virtual, o SEO se torna território de conhecimento e aplicação obrigatório caso você queira aumentar o tráfego, conversões e lucro do seu site ou loja.
As técnicas de otimização
O SEO é composto de diversas técnicas que dão ao seu site a cara que o Google quer que ele tenha. O algoritmo desse mecanismo de busca considera diversos fatores ao posicionar os resultados e as primeiras colocações dos resultados orgânicos são incrivelmente disputadas.
Para entender melhor como começar a aplicar e utilizar essa ferramenta tão importante, é preciso ter em mente que todas as técnicas básicas utilizadas no SEO tem por início a seleção de palavras-chave adequadas ao seu nicho.
Algumas das principais técnicas contempladas pelo Search Engine Optmization são:
- Utilização estratégica de palavras-chave em todo o conteúdo disponível do site.
- Formatação inteligente do texto, com diferentes headers e destaques.
- Otimização do título da página que aparece no resultado de pesquisa.
- Meta description minuciosamente produzida.
- URL específica para cada aba.
- Link Building em textos de outros sites/páginas.
- Design responsivo no site.
Mas por que é tão importante escrever o conteúdo de forma tão estratégica e planejada?
As vantagens da aplicação de técnicas SEO
Cada uma dessas técnicas de otimização tem um objetivo específico, mas a utilização de todas elas em conjunto convergem para um único resultado, que é o de ganhar destaque e relevância para o seu empreendimento virtual.
Através do uso do SEO, é possível torná-lo referência em seu nicho, tanto para o Google como para potenciais clientes, o que faz com que a sua empresa cresça e gere mais resultados positivos em forma de lucro e consolidação da marca no mercado.
Mas para atingir essa meta de forma completa e duradoura, é preciso começar pensando em nichos menores para depois colher os frutos em grande escala. E otimizar o seu site é um dos principais segmentos a serem desenvolvidos para conquistar o objetivo de crescer enquanto empresa.
As palavras-chave
Começar de algum lugar é preciso. E quando o assunto é SEO, não existe outro ponto de partida senão a seleção de palavras-chave. Escolher keywords ideais para o seu negócio e que possuam estatísticas de pesquisa altas é o primeiro e mais importante passo para otimizar corretamente o seu empreendimento on-line.
Você pode utilizar ferramentas que o próprio Google disponibiliza para descobrir quais são as palavras ideais para aplicação em seu negócio. A dica é escolher uma lista forte e que gere resultados, mas que também seja de fácil gerenciamento.
Após realizar a seleção, são essas as keywords que serão aplicadas em todo o processo de otimização do site, desde a elaboração das URLs até a criação de hiperlinks inteligentes no conteúdo.
Títulos, URLs e descrições
Para que o seu site apareça nos resultados de busca do Google, é preciso elaborar um título e uma descrição para ele. Em geral, as próprias plataformas que suportam o site, como o WordPress para conteúdo e Magento para lojas, disponibilizam o espaço para editar a estrutura que aparece nos resultados de pesquisa.
Ao escrevê-la, pense sempre na aplicação das palavras-chave em seu conteúdo. O uso não pode ser exagerado, mas deve marcar presença. A principal vantagem em elaborar títulos, meta description e URLs com palavras-chave é deixar mais fácil para o Google encontrar o seu conteúdo quando uma pesquisa dentro do seu nicho é realizada.
Link Building e parcerias
Para quem nunca ouviu o termo, link building é uma técnica de SEO muito utilizada para gerar tráfego e conquistar mais acessos, cliques e clientes. É simples: em geral, elabora-se um texto que tenha uma relação remota com o assunto/serviço/produto principal do seu site e publica-se o conteúdo em outro espaço, em geral de parceiros.
Para que a técnica funcione, é preciso utilizar-se dos hiperlinks, em geral direcionando para o serviço do seu site ao qual o texto está relacionado. Por exemplo: um texto que dê dicas de decoração pode, em algum momento, servir de link building para um site de móveis de escritório, lojas de construção e até de eletrodomésticos.
A grande vantagem dessa técnica está em espalhar links do seu site pela web para que o Google veja que outros espaços o consideram relevante e, assim, aumente o seu índice de qualidade dentro do seu nicho de mercado.
Design responsivo
Já fizemos uma postagem mais detalhada sobre o que é um site responsivo e sua importância para empreendimentos virtuais. Dentro das técnicas de SEO, uma página de web com design responsivo eleva a qualidade de experiência do usuário, fator essencial para um bom ranqueamento no Google e elevação do índice de qualidade do seu empreendimento virtual.
Um site responsivo se adapta a qualquer plataforma da qual seja acessado (desktop, smartphone ou tablet), mudando o visual do site de forma inteligente para mostrar as informações mais importantes primeiro, de forma a manter quem acessa navegando por mais tempo no site.
Além de ser mais fácil de gerenciar como plataforma, o carregamento de dados é mais rápido nos sites responsivos, o que torna a experiência do cliente ainda mais agradável dentro do seu espaço virtual, seja ele de serviços ou e-commerce.
Não existem limitações de acesso quando se investe em um site responsivo, já que esse layout é suportado por todos os navegadores e sistemas operacionais disponíveis atualmente no mercado.
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