As vantagens de um site responsivo para o seu negócio
Atualmente, a internet é uma das ferramentas mais importantes existentes no mundo. Além de proporcionar o contato com uma infinidade de informações, as conexões com a web são parte de uma nova forma de mercantilização que se espalha com a rapidez da fibra ótica por todo o globo.
Usar a internet para ganhar dinheiro já é uma realidade tanto no Brasil como no mundo. E os dados não mentem: em 2015, já existiam 450 mil lojas virtuais somente no Brasil.
Segundo dados de pesquisa realizada pelo E-bit/Buscapé, a estimativa de faturamento para o e-commerce brasileiro este ano é de R$ 44,6 bilhões, um número que prova que, mesmo com a instabilidade econômica, o comércio virtual é um investimento que trará um bom retorno.
E isso sem contar os sites que oferecem serviços como otimização de conteúdo, organização do layout e outros para clientes que desejam melhorar seu desempenho enquanto comércio ou prestador de serviços na web.
Mas para que parte dessa estimativa de lucro esteja associada à sua empresa, não se pode ignorar a concorrência, que é consideravelmente alta. Destacar-se de forma positiva é o segredo.
Para conseguir novos clientes e relevância dentro do segmento escolhido para o seu site ou loja virtual, é preciso que ele esteja bem localizado no ranqueamento de resultados do Google.
Considerando que o algoritmo do Google leva em consideração diversos fatores para determinar a relevância do seu site, é preciso estar atento aos mais importantes, dentre os quais se encontra o layout responsivo.
O design responsivo e suas vantagens
A navegação na web através de dispositivos móveis já faz parte da realidade de grande parte das pessoas que têm acesso a um smartphone ou tablet, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
E o Google, sabendo da importância dessa nova maneira de navegar e pensando sempre na qualidade da experiência do usuário, espera que os sites se adaptem adequadamente a essa evolução no campo de utilização da internet.
A mobilidade elevada e a possibilidade de acessar tudo de qualquer lugar mudou os critérios que devem ser considerados ao elaborar um site ou loja virtual. Para serem considerados relevantes e bons, é preciso que os sites ajustem à plataforma de acesso.
O que é
Aplicar o layout de sites responsivos nada mais é do que fazer do seu site um espaço que se adapte visualmente ao dispositivo do qual está sendo acessado, seja ele um desktop, um smartphone ou tablet.
Isso evita que o cliente precise utilizar o recurso de “pinça” sempre que quiser realizar uma ação no seu site ou loja ao acessá-lo de um dispositivo móvel, dando a ele mais comodidade e facilidade ao navegar quando, onde e como quiser, sem precisar ligar seu notebook ou computador de mesa para finalizar uma transação ou se comunicar melhor com a empresa, por exemplo.
Indiretamente, com a elevação da qualidade do site, cria-se um estímulo ao aumento do tempo de permanência na página e à realização de uma ação importante de conversão, como a assinatura de uma newsletter, compra de produto ou solicitação de um orçamento.
Sites bonitos, organizados e que literalmente caibam na palma da mão são o grande plus que você precisa para conquistar a posição ideal no ranqueamento orgânico do Google.
Boa parte dos desenvolvedores de sites e lojas virtuais já disponibilizam esse recurso no momento da criação. Porém se o seu site é mais antigo e você não tem certeza se já tem esse recurso em ação, o Google te dá uma mãozinha.
Busque por “teste de compatibilidade com dispositivos móveis” na ferramenta e insira a URL do seu site ou loja no campo de digitação. O Google dirá, então, se o seu site já está adaptável ao mobile ou não.
Vantagens de um site responsivo
Além de proporcionar uma experiência mais simplificada e fácil ao usuário, o investimento em um design responsivo também traz vantagens a quem gerencia o site.
Gerenciamento facilitado
A primeira delas é a dinamização da gestão do conteúdo postado no site. Caso haja a necessidade de atualizar uma informação, com os sites responsivos não existe a possibilidade de delay: tudo o que é visto no desktop também é acessível de tablets e smartphones na mesma hora.
Além de ser possível acessar e organizar o seu site direto do seu smartphone pessoal, a depender da plataforma que suporta a loja ou página.
Estratégias de marketing digital unificadas
A adaptação facilitada a diversas plataformas também pode tornar mais simples a criação de estratégias de marketing e SEO, uma vez que não é preciso considerar a dinâmica de vários sites diferentes, mas apenas uma, que é a do modelo responsivo.
Melhora no ranqueamento do Google
Melhorar o índice de qualidade do seu site e subir posições nos resultados orgânicos da pesquisa do Google é o que todos desejam. E ao investir para que seu site seja responsivo, o algoritmo da ferramenta passa a dar mais relevância à sua página, fazendo com que ela suba posições importantes para a visibilidade da marca.
Carregamento de dados mais rápido
O usuário também se beneficia muito ao acessar um site que seja responsivo. Além de ser visualmente mais agradável e organizado, os dados da página carregam mais rapidamente – algo muito importante para quem utiliza dados móveis – o que diminui a taxa de abandono da página, serviço ou compra no meio do processo.
Acesso de todos os navegadores
A limitação de acesso a determinados navegadores também deixa de existir com o design responsivo. Você deve se lembrar daquela mensagem que aparecia em alguns sites: “a página carrega/roda melhor em navegar x. Instale aqui”.
Graças ao CSS 3 aplicado neste novo layout de site, o usuário não precisará nunca mais deixar o navegador de sua preferência para realizar uma ação no seu site ou loja.
Se você se interessou por esse novo modelo de layout e quer dar um up no seu site para aumentar o tráfego e melhorar a sua posição orgânica no Google, solicite um orçamento sem compromisso clicando no botão abaixo.
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Comentários
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Taigo Corrêa
5 de March de 2018 às 10:54
Abração e muito sucesso!
Ebrahim P. Leite
5 de March de 2018 às 14:16
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